sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Descubra os Benefícios do Treinamento ao Ar Livre!

Descubra os Benefícios do Treinamento ao Ar Livre!

Muitas pessoas deixam de se exercitar porque ficam cansadas da rotina de treinos dentro das academias. Outras nem se arriscam a iniciar um programa de exercícios físicos porque não suportam a idéia de se exercitar dentro de um ambiente fechado.

Levar sua sessão de exercícios cardiorespiratórios para um ambiente ao ar livre pode ser a solução para você renovar sua motivação e desafiar a si mesmo a atingir um melhor condicionamento físico. Há infinitas possibilidades de treinamentos cardiovasculares se você quiser mudar um pouco a sua rotina. Uma vez que você leva o seu treinamento para um ambiente o ar livre, isso significa que cada sessão será uma nova aventura, uma chance de observar a natureza e uma oportunidade de rejuvenescer o espírito.

Treinamento ao ar livre:

O treinamento ao ar livre o leva a ter um contato com a natureza, e é perfeito para desafiar seu corpo e sua mente a descobrir uma sensação de bem-estar. Exercitar-se ao ar livre proporcionará uma pausa nos barulhos de música alta, luzes artificiais e os flashes da televisão que normalmente vemos nas academias.

Aqui está uma lista de exercícios cardiorespiratórios a serem realizados para mudar um pouco a sua rotina e fazer com que você aproveite um clima agradável. Mas faça um aquecimento e alongue-se antes de começar qualquer atividade física. E lembre-se de diminuir o ritmo e alongar-se quando estiver para terminar o exercício. Para maiores dicas sobre alongamento.

Caminhada e corrida:

O exercício mais fácil de ser realizado é bem simples: a caminhada. Você pode se exercitar nas ciclovias, calçadas e calçadões das praias e das lagoas. Em algumas praias, nos finais de semana, as pistas onde em dias de semana passam carros, motos e ônibus transformam-se em um caminho livre para os pedestres. Essa é uma excelente opção para você caminhar sozinho, levar o cachorro para passear ou levar as crianças. O importante é mudar a rotina da esteira na academia para a caminhada ao ar livre.

Outra maneira óbvia de aproveitar um clima agradável é correr ao ar livre. Nem todo mundo consegue correr longas distâncias, mas tente incorporar um ritmo mais acelerado nas suas caminhadas. Correr regularmente ajuda a perder peso, a combater os sintomas do envelhecimento e, de fato, queima mais calorias por minuto que outros tipos de exercício.

Há maneiras de revitalizar as sessões de corridas e caminhadas do dia-a-dia:
• Trilhas de corridas e caminhadas: Durante a primavera e o verão a paisagem fica muito mais bonita e o clima é o mais agradável possível. Você deve correr e caminhar ao ar livre, aproveitando as maravilhas da natureza.

• Treino intervalado: Uma variação para sua rotina normal de corrida é um treino com intervalos. Treinos intervalados vão acrescentar mais ânimo e dinamismo ao seu treinamento. Durante a rotina normal de corrida, aumente o ritmo durante 30 segundos, 1 minuto ou até por mais tempo. Depois, dê um intervalo e diminua o ritmo para se recuperar. É recomendado andar ou correr em ritmo lento para se recuperar. O intervalo de descanso depende da sua capacidade física. Se você for iniciante, ande ou corra em ritmo lento durante o período de recuperação. Se você for mais experiente faça um jogging para recuperar o fôlego.
• Treino em ladeiras: O treinamento em ladeiras vai aumentar a força muscular e a resistência. Mas, tenha cuidado no início porque a ladeira exigirá que você use músculos que não são usados com freqüência. Entretanto, quanto mais você treinar em ladeiras as dificuldades diminuem progressivamente. Há vários benefícios do treinamento em ladeiras, tais como trabalhar e dar resistência às panturrilhas, glúteos, cintura e tendões de Aquiles. Além disso, a corrida em ladeiras trabalha muito mais os músculos superiores do que a corrida em superfícies planas.
Treinamento em circuito:

Monte um circuito com alguns equipamentos básicos de treinamentos no jardim da sua casa, ou onde encontrar espaço. O treinamento em circuitos permite atingir os benefícios aeróbios e anaeróbios na mesma sessão de exercícios. Por causa da constante variação de exercícios, esse tipo de treinamento é bastante interessante. Faça um exercício por 30 segundos ou 1 minuto e depois siga adiante.

Veja um exemplo de um circuito básico:
• Flexão de braços
• Agachamento unilateral
• Abdominais
• Agachamento
• Paralela na cadeira
• Pular corda
• Dar sprints (correr) nas escadas
Você pode incrementar o treino de flexão de braços, fixando seu pé em um nível acima do chão, ou então fazer as flexões com suas mãos em cima de uma bola de basquete, em vez de colocá-las no chão. O treinamento em circuito vai deixar você constantemente estimulado e não permitirá que você fique entediado.

Na segunda parte deste artigo você vai conhecer outras formas de treinamento ao ar livre para que você possa sempre variar sua rotina de exercícios, mantendo sempre a maior motivação e alcançando seus objetivos com maior facilidade. Faça seu treino ficar divertido e motivador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário